10 de out de 2011

Risoto de Parma e Brie

Vi uma receita de risoto com parma, rúcula e brie no Programa do Claude Troisgros, mas como o pessoal aqui não gosta de rúcula, ela foi levemente adaptada (= saiu a rúcula). A dica dele de cozinhar o risoto na metade do tempo, deixar esfriar e acabar de cozinhar quando for servir foi uma das melhores que escutei até hoje (não faço exatamente igual a ele sugeriu, mas dá certo). Sempre que vou cozinhar para amigos evito o risoto por ter que passar meia hora na cozinha preparando o prato enquanto os convidados estão na sala. Agora, tudo ficou simples e faço risotos sempre.

Ingredientes:

1/2 cebola picada
1 taça (150 ml) de vinho branco seco
1,2 litros de caldo de galinha
1/2 colher (sopa) de manteiga
150 grs de queijo brie em cubos
50 grs de parmesão ralado
100 grs de presunto de parma
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
sal a gosto

Preparo:

Para o caldo de galinha, dissolva um cubo ou um potinho de caldo em 4 copos de água. Deixe o líquido fervendo enquanto prepara a receita.

Derreta a manteiga em uma panela (a mais larga que tiver) e refogue a cebola. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos. Sempre mexendo o arroz, coloque o vinho e deixe o líquido reduzir (aproximadamente 5 minutos). Acrescente três conchas do caldo fervente, uma por vez, deixando o líquido secar antes de colocar a próxima concha (para as três conchas você gastará cerca 15 minutos). Não pare de mexer o arroz na panela durante o processo. Caso vá servir imediatamente, continue o processo. Se for servir mais tarde, deixe o arroz neste ponto e prossiga quando for servir.

Se continuar: vá colocando as conchas de caldo até o arroz ficar al dente (prove e veja se está um pouquinho duro - como se precisasse cozinhar mais 5 minutos se fosse um arroz agulhinha). Coloque o brie e o parmesão e deixe derreter. Pique o presunto e sirva um punhado sobre o prato já servido.

Se for servir mais tarde: Aqueça novamente o caldo e vá colocando o líquido fervente no arroz até ficar al dente (esse processo vai demorar aproximadamente dez minutos). Coloque o brie e o parmesão e deixe derreter. Pique o presunto e sirva um punhado sobre o prato já servido. 

Foto por Herlandes Tinoco



Nenhum comentário:

Postar um comentário