10 de dez. de 2011

Peru assado com cachaça e Purê de Maçã

Peru assado é tradicional do Natal e cada um tem sua maneira de preparar. Como hoje em dia é fácil comprar o peru já temperado, nessa receita optei por apenas marinar de um dia para o outro na mostarda e na cachaça.

A sugestão aqui é mais o acompanhamento: purê de maçã, que usei para substituir as frutas em calda que geralmente são servidas nas ceias. Fica delicioso e é fácil e rápido de ser preparado!

Ingredientes:
 
1 peru limpo de 4 a 5 kg temperado
400 ml de cachaça
3 colheres (sopa) de mostarda

Purê de Maçã:
5 maçãs
suco de 1/2 limão
150 grs de açúcar
6 cravos

Preparo:

Coloque o peru limpo e temperado no refratário que irá ao forno. Espalhe a mostarda e regue com a cachaça. Deixe na geladeira de um dia para outro. Cubra com papel alumínio e asse em fogo baixo (180 graus) por cerca de 3 horas. De vez em quando, abra o forno, retire o papel e regue o peru com o caldo. Se o caldo secar, adicione mais cachaça. Tire o papel alumínio e asse mais 1 hora.

Para o purê de maçãs, descasque as maçãs, retire as sementes e deixe-as de molho em um pote com água e suco de limão para que não escureçam enquanto são picadas. Em uma panela, coloque as maçãs escorridas, o açúcar, os cravos e complete com água até cobrir as maçãs. Cozinhe até que elas estejam macias (15 a 20 minutos), mexendo de vez em quando. Assim que estiverem cozidas, bata-as no liquidificador, sem os cravos e, a princípio, sem o caldo. Se precisar, acrescente um pouco do caldo para bater. Sirva como acompanhamento do peru.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário