26 de fev. de 2012

Lasanha de carne com cottage

Recentemente ganhei um Kindle (leitor de livros digitais) e me perdi em tanto livro de receitas disponível na Amazon. Se antes o espaço físico era um limitador para a compra de livros de receitas, agora não mais :)

Um dos primeiros livros que adquiri foi Perfect Lasagna: Top 20 Mouth Watering Lasagna Recipes. Nada como receitas simples para variar a tradicional lasanha de domingo!

Como alguns ingredientes não estão disponíveis por aqui, a receita foi um pouco adaptada. Também adicionei creme de leite entre as camadas, pois acho que deixa a massa mais firme e o recheio não fica escorregando demais (Flávia, essa dica é sua mesmo!).


Ingredientes:

500 grs de carne moída
1 cebola pequena picada
4 dentes de alho picados
2 latas de molho de tomate pronto
4 tomates sem sementes picados
400 ml de água
orégano a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de açúcar 
400 grs de queijo cottage
500 grs de massa de lasanha pronta
50 grs de queijo parmesão ralado
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
300 grs de presunto fatiado

Preparo:

Tempere a carne moída com sal e pimenta. Doure o alho e a cebola em óleo ou azeite. Acrescente a carne moída e deixe refogar por 10 minutos. Acrescente o tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Junte o molho de tomate, a água, o orégano e o açúcar. Prove o sal e acrescente mais, se necessário.

Para montar a lasanha, coloque um pouco de molho de tomate no fundo de um refratário, disponha a massa, cubra com mais molho e coloque uma camada de presunto. Coloque mais um pouco de molho e novamente a massa. Pincele creme de leite sobre a massa e espalhe o cottage. Coloque nova camada de massa, espalhe molho, presunto, molho e massa. Repita a camada de massa, creme de leite e cottage. Continue colocando as camadas dessa forma. Finalize com massa, creme de leite e parmesão por cima. Asse em forno baixo (180 graus) até que o molho esteja borbulhando (cerca de 40 minutos).

Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário