10 de mar de 2012

Feijoada

Em um dos domingos de fevereiro recebemos amigos para uma feijoada! Receita de feijoada é bem comum em qualquer site ou blog, mas como cada um tem uma forma especial de fazer a sua, vamos à minha:

- só uso linguiça, carne seca, lombo e no máximo uma costela; prefiro ela sem as peles, orelhas, pés, etc. Se preferir, é só colocar;
- deixo o feijão de molho na água por pelo menos 6 horas; escorro essa água e cozinho o feijão na panela de pressão em outra água sem tempero;
- cozinho todas as carnes em água antes de juntá-las ao feijão;
- faço sempre na véspera e deixo na geladeira para que a gordura da superfície possa ser retirada antes de esquentá-la.

A quantidade de ingredientes abaixo era para servir 7 pessoas, mas como sempre faço um pouco a mais, dariam para 10 tranquilamente.

Ingredientes:


1 cebola picada
8 dentes de alho picados
1 kg de feijão preto
300 grs de bacon picado
350 grs de linguiça calabresa salgada
500 grs de costela salgada
6 linguiças paio salgadas
350 grs de lombo salgado
500 grs de charque dianteiro salgado
4 folhas de louro


Preparo:


Lave as carnes (exceto o bacon) e coloque-as de molho em água por, pelo menos 8 horas, trocando a água a cada hora. Se não quiser trocar tanto a água, deixe mais tempo de molho, como de um dia para outro. Nesse caso e em dias muito quentes, mantenha-as na geladeira ou acrescente gelo à água.

Após dessalgar, pique as carnes e cozinhe-as em água por 20 minutos. Retire as carnes com uma escumadeira, despreze a água e reserve.

Cozinhe o feijão somente em água na panela de pressão por 30 minutos após o início do chiado. 

Em outra panela, acrescente o bacon picado e frite a cebola e o alho na gordura que soltar do bacon (cerca de 10 minutos, mexendo para não queimar). Caso precise, acrescente um pouco de óleo. Jogue o bacon, a cebola e o alho fritos no feijão já cozido. Acrescente também o louro e as carnes ao feijão e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue, espere esfriar e leve à geladeira até o dia seguinte ou por 12 horas.

Retire a feijoada da geladeira. Na superfície irá formar uma camada fina de gordura. Retire-a. Leve ao fogo novamente, acrescente um pouco de água (cerca de 500 ml) e deixe ferver por 20 a 30 minutos para que o caldo engrosse. Sirva acompanhado de arroz branco, laranja em fatias, couve refogada e cheiro verde (salsinha e cebolinha picadinhas).


Foto por Herlandes Tinoco

Um comentário:

  1. Cynthia, sei que tá um calorzão danado por aqui, mas sua feijoada me deu água na boca.. tô babando. Abração


    Karina, do mariacarambola

    ResponderExcluir