1 de abr de 2012

Tacos

Hoje foi dia de variar o cardápio e nada melhor que comida mexicana! Desde que aprendi a fazer esses tacos, fiquei bem viciada em prepará-los em casa. 

Como não encontro com facilidade o feijão verde por aqui, uso o feijão jalo, que pode ser misturado à carne desfiada ou à carne moída. Pela praticidade, sempre uso a segunda opção.

Os tacos são comprados prontos e, hoje em dia, encontrados em vários supermercados. Prefiro comprar somente os tacos e temperar a pasta de feijão com carne em casa, pois sempre tenho todos os temperos, porém você pode optar pelo kit tacos, que vem com um saquinho de tempero pronto para ser misturado à carne.

O taco da foto abaixo está montado, mas você pode levar à mesa todos os componentes e deixar cada um montar conforme a preferência.

Ingredientes:

Para a pasta de feijão e carne:
1 colher (sopa) de óleo
500 grs de carne moída (usei patinho)
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (chá) de páprica doce
1 colher (chá) de páprica picante 
1/2 colher (café) de chili em pó
4 xícaras (chá) de feijão jalo cozido (sem tempero e sem caldo)

Para o creme azedo:
1 caixinha de creme de leite
suco de 1 limão

Para o guacamole :
2 tomates picados sem sementes
1 cebola pequena picada
1 abacate maduro
coentro picado a gosto (troco por salsinha)
suco de 1/2 limão
sal a gosto

Demais acompanhamentos:
Alface picada
Queijo ralado

Preparo:

Comece preparando o creme azedo. Apenas misture o creme de leite com o suco de limão e leve a geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Tempere a carne moída com metade do sal e reserve. Doure a cebola no óleo por 2 minutos. Acrescente a carne moída e refogue por cerca de 5 minutos ou até estar cozida.  

Bata o feijão cozido no liquidificador até virar uma pasta. Se for preciso, acrescente um pouco de água. Junte o feijão à carne. Acrescente todos os temperos, com exceção do chili em pó, que deve ser colocado aos poucos. Prove até chegar no ponto de sua preferência.

Para o guacamole, amasse o abacate e misture os tomates e a cebola picada. Pique a salsinha e misture. Tempere com sal e limão.

Leve os tacos ao forno por 5 minutos para que fiquem crocantes.

A ordem que uso dentro para montá-los é pasta de carne com feijão, guacamole, alface, queijo ralado e creme azedo.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário