6 de abr de 2012

Torta de Bacalhau

A idéia inicial era postar uma torta de bacalhau que havia comido na casa de uma tia, mas não consegui me lembrar onde estava a receita. Pela lembrança do prato, montei esta torta que não deixou nada a desejar!

Receita bem simples e sem segredos!

Ingredientes:

500 gramas de bacalhau em pedaços
2 colheres (sopa) de azeite
3 batatas médias
2 cebolas cortadas em meia lua
farinha de rosca para polvilhar

Para o molho branco:
1 litro de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
noz moscada ralada a gosto
sal a gosto
1 caixinha de creme de leite

Preparo:

Para dessalgar o bacalhau, coloque-o na geladeira em uma tigela com água por 24 horas. Troque a água quatro vezes durante esse período. Escorra e reserve.

Aqueça o azeite em uma panela, coloque a cebola picada e misture até que esteja murcha. Acrescente o bacalhau e refogue até cozinhá-lo (cerca de 10 minutos). Desligue e reserve.

Descasque as batatas, corte-as em rodelas (0,5 cm de espessura) e coloque-as para cozinhar. Prefiro cozinhá-las no microondas conforme explicado aqui. Como o prato ainda irá para o forno, 3 minutos no microondas são suficientes para cozinhar as batatas (devem estar cozidas, mas  firmes). 

Para o molho branco, dissolva a farinha no leite. Derreta a manteiga em uma panela, junte o leite com a farinha e mexa até engrossar, o que ocorre antes da fervura (assim que começar a ferver, desligue). Tempere com sal e noz moscada. Acrescente o creme de leite e misture. Deixe esfriar um pouco antes de usá-lo para que fique mais firme.

Unte um refratário com azeite, disponha as batatas cozidas e por cima o bacalhau. Cubra com o molho branco e polvilhe farinha de rosca. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 180 graus, por 20 minutos. 
 
Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário