27 de mai de 2012

Torta de Chocolate Trufada

Para comemorar um mês de nascimento do mais novo integrante da família fiz essa torta de chocolate trufada, pouco doce e com um bolo bem macio molhado com licor de chocolate.


A receita está enorme para ficar bem explicada, mas é bem tranquila de ser feita e é deliciosa!


Decorem como preferirem. Dessa vez não deu tempo, então ficou coberta somente com o creme e chocolate ralado.

Ingredientes:

Bolo:
60 g de chocolate em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
60 g de manteiga sem sal
pitada de sal
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de licor de chocolate
1/2 xícara (chá) de leite

Recheio e cobertura:
2 caixinhas de creme de leite
390 g de chocolate meio amargo


Preparo:

Bolo: Unte uma forma de bolo redonda de 20 cm de diâmetro. Recorte um círculo de papel manteiga de mesmo diâmetro e coloque no fundo. Unte novamente por cima do papel e enfarinhe. Reserve. 


Derreta a manteiga e deixe esfriar. Reserve. Peneire a farinha, o chocolate e o sal em uma tigela. Em outra, bata os ovos, junte o açúcar e continue batendo por 5 minutos até que dobre de volume. Junte 1/3 da mistura de farinha e chocolate ao ovos batidos e misture suavemente. Repita com mais 1/3 da mistura. Junte o restante da mistura, acrescente a manteiga derretida e bata um pouco mais rápido para que a manteiga e os pós sejam incorporados. Despeje na forma e leve para assar em forno pré-aquecido (a 180 graus) por 30 minutos. 


Deixe esfriar e desenforme. Corte as bordas do bolo para que a torta não fique com partes mais duras. Corte ao meio. Misture o leite  e o licor e molhe a base do bolo. Leve a geladeira por 30 minutos.


Recheio: Pique o chocolate, coloque-o em uma tigela e derreta-o em banho maria ou no microondas. Se for derreter no microondas, a cada 20 segundos retire e misture (o tempo para derreter essa quantidade de chocolate foi de 1 minuto, retirando de 20 em 20 segundos para misturar e verificar). Junte o creme de leite e misture. Bata o creme na batedeira por 5 minutos para que fique mais volumoso. Leve o recheio para gelar por 30 minutos.


O ideal para a montagem é colocar a base do bolo em uma forma de fundo removível de mesmo diâmetro, rechear, colocar a outra metade do bolo e cobrir com mais creme de chocolate. Caso não tenha, coloque a base sobre o prato que for servir, recheie, coloque a outra metade do bolo e cubra o topo e as laterais com o creme de chocolate. Leve a geladeira por, pelo menos, 6 horas antes de servir. Como o creme não fica tão duro, retire quando for servir.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário