6 de jun de 2012

Pudim de Chocolate e Cerveja

Tem receitas que a gente vê e fica morrendo de curiosidade para ver se é boa mesmo. Foi o caso desse pudim de chocolate com cerveja e pão do Bem Simples. Duvidei até o último momento que ficasse bom, mas não é que ficou! Muito bom, por sinal. 


A aparência é de um pudim de pão tradicional, daqueles que levam o pão em pedaços. O sabor nada lembra cerveja e sim um pudim de chocolate com pedaços macios do pão e ao mesmo tempo crocante das castanhas e nozes. 


A receita original está no link acima e a levemente adaptada abaixo.


Ingredientes:


1 garrafinha de cerveja preta
1/2 xícara (chá) de creme de leite de caixinha
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de chocolate ao leite em pedaços
2 pães de sal amanhecidos cortados em cubos pequenos
4 ovos
2 colheres (café) de essência de baunilha (opcional)
100 g de mix de castanhas em pedaços (usei castanha do pará e nozes)


Preparo:


Misture em uma panela o açúcar e a cerveja. Cozinhe em fogo alto até que ferva. Abaixe o fogo, acrescente o chocolate e misture a até derreter. Desligue e acrescente o creme de leite. Deixe esfriar por 10 minutos e reserve. Bata os ovos com a essência de baunilha na batedeira por 5 minutos e misture ao creme de chocolate já morno. Acrescente o pão em pedaços e misture para que o pão absorva todo o líquido. Transfira para um pirex untado e enfarinhado. Cubra com castanhas e nozes picadas. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos. Deixe esfriar e leve para gelar.

Foto por Cynthia Brant



Foto por Herlandes Tinoco

 

2 comentários:

  1. Cynthia, se eu contar para o meu marido que encontrei uma receita de pudim de cerveja ele vai abrir um sorriso de orelha a orelha, rs. Beijão, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem um cheirinho de cerveja..rs..vi na tv outro dia e fiquei curiosa..é bem bom..depois experimente. Bjo!

      Excluir