19 de jun. de 2012

Receita de Família: Pão de Queijo + dica para congelar

Fim de semana no sítio é sinônimo de muita, mas muita comida feita pela minha sogra. Aproveito para aprender a fazer pratos mais tradicionais da comida mineira, quitutes, doces, caldos, bolos, etc. Para poder repassar as receitas, coloquei uma página nova no blog intitulada Receitas de Família.
Acho que fazer uma massa ou um risoto é muito mais simples do que um bom feijão tropeiro, uma galinhada ou um tutu de feijão perfeito. Geralmente são pratos que passam de uma geração para outra e nem sempre se aprende na net. O mesmo vale para aquele pão de queijo, onde cada família tem a sua receita preferida. 
Apesar de ser simples o preparo do pão de queijo, está explicado em detalhes abaixo e com foto do passo a passo. A receita rende bastante (100 unidades) e a dica para congelar também está descrita e ilustrada abaixo. É só deixar a preguiça de lado e ir pra cozinha!

Ingredientes:

1 copo* (menos 1 dedo) de óleo vegetal
1 copo* (menos 1 dedo) de leite integral
1 copo* (menos 1 dedo) de água
1 colher (sopa) cheia de sal
350 g de queijo minas curado ralado
7 a 9 ovos (usei 7 ovos e 1 clara)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fubá
1 kg de polvilho doce
*copo de requeijão

Preparo:

Misture o óleo, a água e o leite em uma panela e leve para ferver. Coloque o polvilho em uma tigela grande e derrame a mistura que ferveu sobre ele. 

Misture bem com uma colher de pau até que comece a ficar esfarelado e amorne.


Depois de morno, acrescente o fubá e a manteiga e continue a esfarelar com as mãos (cerca de 5 minutos).

Acrescente os ovos e continue a trabalhar a massa com as mãos. Faça movimentos de cima para baixo como se estivesse sovando um pão. Quando a massa estiver lisa e homogênea, acrescente o queijo e misture mais um pouco para homogeneizar.

Unte a mão com óleo e enrole as bolinhas. Leve para assar em forno pré-aquecido (180 graus) por cerca de 30 minutos. 


Se for congelar, faça as bolinhas, coloque-as em um tabuleiro e leve ao freezer para que fiquem firmes e possam ser colocadas em um saco plástico sem grudar. Quando colocar nos saquinhos, puxe o ar com um canudinho, segure a ponta do saco e dê um nó. 


Outra forma de retirar o ar é colocar o saco dentro de um pote com água. Segure o saco bem rente ao alimento e dê um nó. Bem simples e prático e você não precisa comprar máquinas para retirar o ar dos saquinhos.

Fotos por Cynthia Brant

Nenhum comentário:

Postar um comentário