10 de jun. de 2012

Torta de Morangos

Essa receita é daquelas sem erro, simples e deliciosa. Aprendi com uma amiga e sempre que faço é um sucesso em casa.

Lembro que tínhamos que esperar a época de morangos para fazê-la, o que só ocorria em agosto. Agora, com morangos o ano inteiro, sempre é hora para essa torta.

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:
8 colheres (sopa) de leite morno
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos (clara e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio e cobertura:
3 caixas de morangos
500 ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar


Preparo:

Pão-de-ló: Aqueça o leite e reserve. Bata na batedeira 4 colheres (sopa) de leite morno com 2 gemas e 1 xícara de açúcar por 5 minutos. Acrescente novamente 4 colheres (sopa) de leite morno, 2 gemas e 1 xícara de açúcar. Bata por mais 5 minutos. Acrescente a farinha de trigo peneirada e o fermento e bata até formar um creme liso. Bata as claras em neve e incorpore à massa, bem devagar.

Unte uma forma redonda, cubra a base com um círculo de papel manteiga, unte novamente e enfarinhe. Despeje a massa e asse em forno pré-aquecido (a 180 graus) por 30 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme. Apare as laterais para que não fique nenhuma parte mais dura. Corte ao meio. 


O bolo pode ser montado em cima de um prato ou dentro de uma forma de aro removível, caso tenha. Nessa receita usei uma forma redonda de 30 cm de diâmetro para assar e montei o bolo em uma forma removível de 23 cm.

Recheio: Separe alguns morangos para enfeitar. Retire as folhas e fatie o restante. Coloque-os em uma tigela e cubra com 2 colheres de açúcar. Deixe 20 minutos para formar uma calda.

Bata o creme de leite fresco gelado na batadeira até o ponto de chantilly. Acrescente 2 colheres de açúcar enquanto estiver batendo.

Molhe a base do bolo com a calda que soltou dos morangos, espalhe os morangos por cima e uma camada de chantilly. Cubra com a outra parte do bolo e espalhe o chantilly por cima e nas laterais. Decore com morangos e sirva.

Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário