17 de jul de 2012

Caldo de couve-flor e calabresa

A primeira vez que vi a receita desse caldo não dei muito crédito a ela. Já havia feito creme de couve-flor, mas  daqueles usuais em que você bate tudo no liquidificador e tem como resultado um creme saboroso e homogêneo. Nesse, a couve-flor é colocada em pedaços em meio a um creme de batatas e cebolas. A calabresa cortada fininha ainda dá um sabor todo especial.


Só fazendo para comprovar como é bom!!

Ingredientes:

3 batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 cebola média descascada e picada 
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de manteiga
2 linguiças calabresas fininhas picadas em rodelas
1 xícara (chá) de couve-flor picadinha
500 ml de caldo de legumes ou galinha (ou 1 cubo dissolvido nesta quantidade de água)
1 colher (sopa) de óleo vegetal
sal e noz moscada a gosto
1 gema

Preparo:

Esquente o óleo em uma panela e frite a linguiça (se quiser, retire a ¨capa¨ da linguiça antes de cortar e fritar). Retire, escorra em papel toalha e reserve. 


Em outra panela, derreta a manteiga e doure a cebola e o alho. Acrescente as batatas, a cebola e o caldo de legumes e deixe em fogo alto até que as batatas estejam cozidas. Desligue e leve todo o conteúdo ao liquidificador para bater e formar um creme liso.


Volte para a panela para reaquecer. Acrescente a couve-flor e a linguiça e misture. Acerte o sal e coloque uma pitada de noz moscada. Misture a gema com um pouco de água e acrescente. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos antes de servir.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário