6 de jul de 2012

Medalhão de baby beef ao molho de vinho tinto

O que faz sucesso aqui em casa é um belo pedaço de carne alta ao ponto. Por isso, sempre que é possível faço um tornedor e experimento alguma receita de molho.

Dessa vez, escolhi um molho de vinho tinto aromatizado com ervas, alho e cebola. Muito simples de ser feito e bem saboroso. 


Para acompanhamento, fiz um purê de mandioca com gorgonzola. Não coloquei a receita, pois não tem segredo. É só fazer o purê de mandioca tradicional e acrescentar o queijo gorgonzola ralado na quantidade que desejar.


Ingredientes (para quatro pessoas):


Para a carne:
1,2 kg de baby beef cortado em pedaços grossos (2 dedos de altura)
sal e pimenta do reino a gosto
8 fatias de bacon
óleo vegetal e manteiga pra fritar 

Para o molho:
1 dente de alho com a casca
1/2 cebola roxa picada (sem a casca)
300 ml de vinho tinto seco
1 bouquet garni*
pimenta do reino a gosto (usei 1/8 colher (chá))
sal a gosto (usei 1/4 colher (chá))
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
* acho mais prático usar os saquinhos de ervas que tenho na despensa, mas você pode substituir por 1 ramo de tomilho e 1 ramo de alecrim - frescos ou secos.


Preparo:


Tempere a carne com sal e pimenta. Enrole as fatias de bacon e prenda com palitos. Aqueça o óleo e a manteiga em uma frigideira  (gosto de misturar manteiga e óleo para fritar para que a gordura não fique espirrando muito - usei 1 colher (sopa) de óleo e 1 de manteiga). Frite a carne até o ponto que desejar. Para um tornedor ao ponto, cerca de 5 minutos são suficientes. Escorra e reserve.


Para o molho, aqueça 1 colher de manteiga em uma panela e doure a cebola. Acrescente o vinho tinto, o alho e as ervas. Deixe ferver e reduzir (10 minutos são suficientes). Coe a mistura e reserve. Na mesma panela, coloque 1 colher de manteiga e a farinha de trigo. Misture bem para que forme uma pasta mole. Acrescente o caldo de vinho coado e misture rapidamente com um fouet para que o molho não empelote.


Retire os palitos da carne e sirva o molho por cima.


Foto por Herlandes Tinoco

3 comentários:

  1. João Castro19/7/12 11:40 PM

    Não consegui fazer o molho de vinho. Nunca consigo acertar com vinho. Tudo parecia que estava indo bem até a parte da manteiga + farinha de trigo. Quando adicionei a redução de vinho tudo empelotou. Até mexi com o fouet rapidamente, mas algo deu errado.

    Blog adicionado aos favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Oi João! O que você pode fazer é deixar a farinha por último e dissolvê-la em um pouco de água antes de colocar. Mexa rapidamente e pronto. Terá um molho grosso e sem empelotar. Depois tente! Abs!

    ResponderExcluir
  3. baby beef pode ser substituído por qual tipo de carne?

    ResponderExcluir