25 de jul de 2012

Panquecas de Banana

Essa panqueca é a escolha para as ocasiões em que quero variar um pouco o café da manhã. Super simples de ser feita, é só misturar tudo e colocar as colheradas na frigideira. Gosto delas com frutas picadas e mel ou geléia aquecida (para ficar como uma calda).

Mesmo usando frigideira anti-aderente, coloco um pouquinho de óleo (+- 1 colher café) toda vez que faço uma nova panqueca, para evitar que ela grude ou queime. Para ficar redonda como na foto, usei um cortador de plástico, mas geralmente comemos ela disforme mesmo, da forma que sai da frigideira.

Uma das vantagens dessa receita é que podem ser usadas bananas congeladas no preparo. Se você não quer perder as bananas que estão maduras, congele-as com as cascas e retire-as um pouco antes do preparo da receita para que descongelem.

Se não me engano, a receita da panqueca veio do blog Panelaterapia, mas vou repeti-la abaixo com os adicionais (calda e frutas).

Ingredientes (para 6 panquecas):

Panquecas:
2 bananas pratas amassadas
9 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
1/3 xícara (chá) de leite

Outros:
óleo vegetal para a frigideira
frutas a gosto
2 colheres (sopa) de geléia de morango ou mel

Preparo:

Em uma tigela, amasse as bananas, junte o ovo batido, a farinha, o açúcar, fermento, leite  e baunilha. Misture até ficar homogêneo. Unte uma frigideira com óleo (1 colher de café cada vez que colocar a mistura) e despeje duas colheres da massa. Com as costas da colher, vá espalhando a massa para que fique da espessura que desejar. Quando estiver durinha por baixo, vire-a com a ajuda de uma espátula. Deixe o outro lado dourar (se achar que está grudando, coloque mais um pouquinho de óleo) e retire. Coloque mais óleo a cada vez que fritar a massa. 

Para a calda, apenas aqueça a geléia para que fique líquida.

Sirva com frutas picadas.


Foto por Herlandes Tinoco

2 comentários:

  1. nada como começar bem o dia!!! otima ideia para fazer no fim de semana q vem vindo! amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Isa. É muito boa, experimente depois! bjos!

      Excluir