18 de ago de 2012

Bolo de Iogurte, Baunilha e Canela

Escolhi essa receita para inaugurar uma forma de silicone em forma de rosa que havia comprado, mas não deu muito certo. A massa que fica nas reentrâncias da forma acaba assando mais que o restante do bolo e a aparência não ficou aquela maravilha. Em compensação, a receita é muito boa e difícil de parar no primeiro pedaço! O sabor da canela fica bem suave e nada enjoativo.

O preparo da massa é bem prático, pois é no liquidificador. Não fica aquele bolo fofinho, pois leva óleo no lugar da manteiga, mas fica macio na medida certa. 

Ingredientes:

3/4 xícara (chá) de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de essência de baunilha
canela e açúcar para polvilhar (opcional)

Preparo:


Bata todos os ingredientes no liquidificador com exceção de 1 xícara de farinha. Transfira a massa para uma tigela e acrescente a outra xícara de farinha. Misture para homogeneizar. Unte e enfarinhe uma forma. Despeje a massa e leve para assar por 40 minutos em forno baixo pré-aquecido(180 graus). Peneire açúcar e canela por cima depois de frio.

Foto por Herlandes Tinoco

A receita foi adaptada de uma retirada da edição 12 da revista Casa e Comida.

2 comentários:

  1. Eu estava digitando o comentário e ele sumiu. Então, se duplicar, apaga aí, rs. Dizia que não me adaptei a essas formas de silicone, pois fiz uma lambança quando usei uma única vez. Caiu, virou massa para tudo quanto é lado, mas isso sou eu, né, meio desastrada, rs. Ainda assim o bolo ficou bonito, imagino como tenha ficado o sabor. Beijão


    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duplicou não...Pois é, eu também não gostei muito não..fora que ficou maior de um lado, mesmo batendo para homogeneizar antes de assar. O aspecto não ficou lá essa maravilha por causa dessas partes que assaram mais, mas o sabor ficou muito bom. Me surpreendeu! Um beijão.

      Excluir