14 de ago de 2012

Conchiglione com recheio de ricota, presunto e geléia

Há quem diga que o conchiglione é uma imitação barata do tradicional canelone, mas acho que ele tem seu charme próprio. Conchas de massa recheadas cobertas com um molho cremoso são irresistíveis e compõe um prato pra lá de apresentável.

Escolhi um recheio leve, com ricota e presunto. Para dar liga, optei pelo cream cheese. Para um sabor diferenciado, acrescentei um pouco de geléia de framboesa, que tinha em casa. Você pode acrescentar geléia de morango, jabuticaba, amora, a que preferir.

Por cima, optei por um molho branco tradicional.

Ingredientes:

200 g de conchiglione 
200 g de ricota
150 g de cream cheese
100 g de presunto 
sal e pimenta do reino a gosto
3 ramos de orégano fresco (ou a erva que preferir)
2 colheres (sopa) cheias de geléia de framboesa

Molho branco:
1 caixinha de creme de leite
500 ml de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
pitada de noz moscada
1 colher (café) de sal

Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem (cozinhei por 8 minutos e interrompi o cozimento com água fria sobre a massa escorrida). Reserve.

Para o recheio, bata a ricota e o presunto no processador. Misture o cream cheese, a geléia e tempere. Recheie as conchinhas de massa.

Para o molho, aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente a farinha de trigo e mexa rapidamente. Acrescente o leite e continue mexendo bem para não empelotar (se tiver, use um fouet). Tempere com noz moscada e sal. Desligue e acrescente o creme de leite. Misture bem para incorporar.

Leve os conchigliones para esquentar no forno. Cubra o fundo de uma travessa com o molho e coloque as conchas (o molho deverá quase cobrir a massa, para que não resseque no forno). Espalhe queijo ralado por cima e asse por 15 minutos. 



Fotos por Herlandes Tinoco

2 comentários:

  1. Menina, sabe que não consigo imaginar como ficou o recheio com a geleia. É o meu paladar mal acostumado com misturas doce-salgado. Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kariana. Eu adoro um docinho no meio do sal. Eu gostei, achei que deu um toque agridoce bem saboroso. Bjão.

      Excluir