22 de ago de 2012

Rigatoni a moda da Córsega e o Tempero da Vida

Como todos que gostam de cozinhar, vivo procurando filmes e livros que tratam do tema. Mesmo antigo, só há um tempo atrás assisti ao filme grego O Tempero da Vida, que como o próprio nome já diz faz uma analogia entre os temperos culinários e os temperos da vida: assim como um tempero escondido na comida a torna mais saborosa, os temperos da nossa vida também não estão aparentes todo o tempo, mas fazem toda a diferença.  

O filme também aborda as diferenças culturais entre gregos e turcos e as semelhanças entre a cozinha dos dois países. A idéia de dividir o filme em três partes: antepasto, prato principal e sobremesa foi fantástica.

A canela é um dos principais temperos abordados no filme. Em uma das cenas, o dono de uma loja de temperos sugere para uma cliente: "Coloque canela. A canela faz as pessoas olharem nos olhos das outras. Se quer dizer sim, adicione canela". Perfeito, né?

Folheando uma coleção da Folha de São Paulo, achei essa receita de Rigatoni a moda da Córsega. Para minha surpresa, tinha canela no molho da carne. Pouca canela, bem suave, mas que deixou um aroma divino no molho.


Ingredientes:

300 g de rigatoni

500 g de filé mignon
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola grande
200 g de cogumelos (usei champignon mesmo, mas você pode usar Paris)
1 bouquet garni (uso um comprado pronto, mas você pode usar ervas a gosto amarradas)
3 ramos de tomilho
2 dentes de alho picados
3 cebolinhas picadas
300 ml de vinho branco seco
200 ml de água
1 colher (chá) de canela
3 colheres (sopa) de óleo 
parmesão ralado para servir

Preparo:

Corte a carne em cubos. Tempere com sal e pimenta e reserve. Misture a farinha com uma pitada de sal e pimenta. Empane os cubos de carne na farinha. Aqueça 2 colheres de óleo em uma frigideira e frite os cubos, aos poucos. Deixe-os selar de todos os lados e retire-os com uma escumadeira. Reserve.

Corte a cebola ao meio e em fatias finas. Na mesma frigideira que selou a carne, acrescente o restante do óleo e frite a cebola até murchar. Acrescente o alho picado e a carne. Deixe refogar por 3 minutos e acrescente o vinho. Deixe o vinho evaporar por 5 minutos. Acrescente a água, a canela, os cogumelos, a cebolinha, o tomilho, o bouquet garni, uma pitada de sal e tampe. Deixe cozinhar por 30 minutos, em fogo baixo. Retire o bouquet garni.

Prepare a massa conforme instruções da embalagem. Escorra e disponha o molho sobre ela. Se quiser, sirva com parmesão ralado.

Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário