28 de set de 2012

Torta Crumble de Maçã

Não resisto a maçãs verdes toda vez que vou ao supermercado. Sempre que vejo uma, já penso em uma torta saindo do forno.

Dessa vez, resolvi ser prática e usar uma massa semi-laminada comprada pronta. No recheio, maçãs assadas com doce de leite e cobertas por uma farofa crocante.

Ingredientes:

4 maçãs verdes descascadas em fatias finas
2 xícaras (chá) de doce de leite
suco de 1 limão
1/2 pacote de massa semi-laminada pronta
1/2 xícara de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amêndoas picadas (ou nozes)

Preparo:

Abra a massa com um rolo. Reserve. Unte uma forma ou refratário redondo de 20 cm de diâmetro e coloque a massa. Aperte o fundo e as laterais com a mão para que fique junto a forma. Apare as bordas.

Asse a massa em forno pré-aquecido (180 graus). Para que a massa não se solte da forma, coloque um pedaço de papel manteiga (ou alumínio) untado em cima da massa e preencha a base com feijão. Asse por 15 minutos. Retire o papel e o feijão e reserve a massa assada.

Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Esprema o suco de limão sobre elas e misture para que todos os pedaços sejam molhados pelo suco. Distribua as maçãs sobre o doce de leite. 

Misture a farinha com as amêndoas, o açúcar e a manteiga gelada até formar uma farofa. Espalhe sobre as maçãs e leve ao forno até corar (cerca de 30 minutos). Sirva com sorvete de creme.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário