29 de jan de 2012

Cream cheese com geléia

Almoços de domingo aqui em casa sempre tem que ter vários aperitivos, pois a melhor parte é esperar pelo prato principal, colocando a conversa em dia! Hábito que aprendi com meu pai, que adora ficar horas beliscando alguma coisa, tomando uma cerveja com calma...

E para não atrapalhar o apetite na hora da refeição, os aperitivos tem que ser leves, como esse cream cheese com geléia servido com torradinhas. 

Somente espalhe o cream cheese em um potinho e cubra com a geléia de sua preferência. Essa aí da foto foi de framboesa!


                                     Foto por Herlandes Tinoco


PS: Difícil citar fonte desse aperitivo, porque já vi em vários blogs, livros e etc! 

28 de jan de 2012

Frango Teriyaki

Ótima receita para variar um pouco o cardápio! Gosto de pratos elaborados, mas tem hora que a praticidade é necessária.

Para acompanhar e entrar mais no clima de cozinha asiática usei arroz jasmim, que é fácil de encontrar nos supermercados (uso o da marca Tio João, que acho muito bom; existem alguns italianos também). Tem um sabor diferenciado e fica mais grudado mesmo depois de cozido. Gosto do arroz simples mesmo, cozido somente com sal, mas se quiser um arroz mais incrementado, pode ser acrescentado leite de côco ou manjericão com um pouco de suco de limão.

O molho teriyaki também foi comprado pronto. É bem fácil de ser feito, porém disponível nos supermercados, inclusive em pequena quantidade, o que é bem mais prático. 

Ingredientes:

4 filés de peito de frango (1 kg)
4 colheres (sopa) de molho teriyaki pronto
óleo vegetal para pincelar (usei de gergelim)
1 colher (sopa) de gengibre em pó
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Tempere os filés com sal, pimenta do reino e gengibre em pó. Pincele os filés com o molho teriyaki e reserve por 30 minutos. Aqueça uma grelha ou frigideira e disponha os filés. Pincele novamente com o molho teriyaki e com o óleo vegetal. Deixe grelhar por aproximadamente 15 minutos, pincelando o molho de vez em quando.

Para o arroz, é só seguir as instruções da embalagem: lavar o arroz, ferver em água com sal, escorrer a água e abafar para acabar o cozimento.

Foto por Herlandes Tinoco

22 de jan de 2012

Tubeti com ragu de linguiça

Domingo é um dia que eu tenho uma certa tendência a fazer uma massa bem tradicional, tipo um macarrão à bolonhesa. Acho que combina com família reunida, conversando na mesa.

Essa receita de ragu de linguiça é uma variação desse prato, onde a carne moída é substituída pelo conteúdo da linguiça. Simples, mas delicioso!

Ingredientes:

500 grs de linguiça de pernil
2 colheres (sopa)de azeite
2 latas de molho de tomate pronto
1 cenoura cortada em cubinhos
sal e pimenta a gosto
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de páprica picante (opcional)
1 colher (chá) de açúcar
500 grs de tubeti (ou outra massa)
queijo parmesão

Preparo:

Cozinhe os cubinhos de cenoura em água, escorra-os e reserve. Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Esmigalhe a carne da linguiça, coloque-a na panela e refogue por 5 minutos. Acrescente a cenoura cozida, o molho de tomate, o açúcar e os temperos. Deixe ferver por 10 minutos.

Em outra panela, cozinhe a massa até ficar al dente. Sirva o molho sobre a massa e polvilhe parmesão.

                                             Foto por Herlandes Tinoco

21 de jan de 2012

Bolinhos de batata recheados

Essa é uma receita antiga de uma grande amiga que divide comigo o gosto pela cozinha!

Sempre é bom poder variar nos acompanhamentos, sobretudo quando se trata de batatas, que agradam a tanta gente! Esses bolinhos de batatas recheados com queijo, envoltos no parmesão e cobertos por molho de tomate combinam com qualquer carne e sempre são um sucesso aqui em casa!

Ingredientes:

2 latas de molho de tomate pronto
1,5 kgs de batatas cozidas e amassadas
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
queijo de sua preferência em cubos
100 grs de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto

Preparo:

Junte o requeijão às batatas amassadas e salgue. Junte uma colher (sopa) de parmesão e a farinha ao creme de batatas e misture até ficar homogêneo. 




Faça uma bolinha com a massa e abra um pequeno disco. 





Recheie com o queijo e enrole novamente. Passe as bolinhas no parmesão. 




Espalhe metade do molho em um refratário (até cobrir a superfície), distribua as bolinhas e regue com o restante do molho. Deixe um espaço entre as bolinhas, pois elas achatam um pouco ao assar. Salpique o que restou do parmesão e leve para assar por 20 minutos em forno baixo (180 graus). Sirva quente.


Antes de assar fica assim:


Depois de assar:


Fotos por Herlandes Tinoco

15 de jan de 2012

Bolo da Índia

Quem mora em BH já deve ter experimentado o Bolo da Índia do Verdemar, que é delicioso! Procurando na net uma receita similar, encontrei esta, que fica com sabor bem parecido. Esse bolo de especiarias com cobertura de creme de confeiteiro é maravilhoso, simples de preparar e rende bastante. 

Ingredientes:

200 grs de manteiga
4 ovos inteiros
200 ml de leite
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó
Canela em pó para polvilhar


Creme:


1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite
2 gemas de ovos
1 pedaço de canela em pau
2 colheres (sopa) de amido de milho


Preparo:

Na batedeira, bata a manteiga, os ovos, o açúcar refinado e o mascavo. Adicione o leite e a farinha aos poucos e intercalados. Junte a canela, a noz moscada e o fermento e misture com uma colher de pau para incorporar. Unte e enfarinhe um tabuleiro (usei um de 30 x 20 cm) e despeje a massa. Asse em forno pré-aquecido (a 180 graus) por 40 minutos ou até que espetando um palito no centro, ele saia limpo.

Creme:
Dissolva o amido de milho no leite e leve-o, juntamente com os demais ingredientes, a uma panela para cozinhar até que engrosse um pouco (cerca de 15 minutos). Sempre misture o creme enquanto cozinha para não queimar. Retire a canela, deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora para ficar cremoso. Espalhe o creme sobre o bolo. Se preferir, corte o bolo ao meio e recheie também com o creme. Polvilhe a canela por cima e sirva.


                                      Foto por Cynthia Brant



A receita é adaptada do site Tudo Gostoso.

9 de jan de 2012

Abacaxi grelhado com creme de côco

Simplesmente adoro frutas em sobremesas!! Muitos já as consideram uma sobremesa, mas eu ainda não consegui pensar dessa forma! Ainda preciso de um açúcar junto (sem ser a frutose), mesmo que seja em pequena quantidade!

Pensando nisso, lembrei de uma receita de creme de côco com abacaxi grelhado que acho maravilhosa! Lembrei também de uma receita da Marcela de creme de abacaxi com côco e cachaça que coloquei neste post! Resolvi juntar as duas e trocar a cachaça pelo conhaque. Ficou uma sobremesa leve e diferente!

Ingredientes:

1 abacaxi maduro
1 lata de leite condensado
3/4 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
1/4 lata de leite de côco (medida da lata de leite condensado)
1 colher (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de conhaque

Preparo:

Corte o abacaxi em rodelas grossas e leve cada uma para grelhar em uma frigideira anti-aderente com 1 colher de chá de manteiga. Reserve.

Para o creme, dissolva primeiro o amido de milho no leite. Coloque o leite condensado, o leite de côco e a mistura de leite com amido de milho em uma panela. Leve ao fogo baixo e misture até ferver e engrossar. Deixe o creme amornar, misture o conhaque e sirva as rodelas de abacaxi em cima de uma porção do creme.

Foto por Herlandes Tinoco

7 de jan de 2012

Bisteca de Porco com Molho de Mostarda

Maravilhosa essa receita onde o molho de mostarda realça o sabor das bistecas de porco! Mudei um pouquinho a forma de preparo da receita original, que cozinhava as bistecas por 40 minutos. Não achei necessário todo esse tempo. Ficou mais simples de fazer, rápido e garantia de um prato que agrada a quem gosta de carne de porco!

Ingredientes:

4 costeletas de porco com cerca de 175 grs cada
125 grs de bacon fatiado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de caldo de legumes (dissolvi 1/2 cubo na água)
4 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) cheia de mostarda (usei Dijon)
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de salsa (usei seca mesmo)

Preparo:

Tempere a carne com pimenta e sal. Corte o bacon em pedaços pequenos e frite-os em uma frigideira aquecida até ficar crocante. Retire e escorra em papel toalha. Jogue a gordura do bacon fora, deixando cerca de 1 colher (sopa) na frigideira. Aqueça a manteiga com essa gordura até espumar. Adicione as costeletas e doure-as bem em fogo médio por 5 minutos. Vire as costeletas e doure o outro lado por mais 5 minutos. Retire-as e reserve-as.

Retire a panela do forno, deixe esfriar ligeiramente e polvilhe a farinha de trigo. Volte ao fogo e mexa por 2 minutos. Adicione o vinho e o caldo e bata rápido e continuamente com um garfo ou fouet para garantir um molho liso. Adicione a mostarda e o creme de leite.


Volte as costeletas e o bacon para a panela e aqueça por 2 minutos para que os sabores se mesclem. Arranje-as em um prato, cubra com o molho e polvilhe salsa.

Foto por Cynthia Brant

Receita adaptada da coleção  Coleção Passo a Passo - Comida Francesa.

5 de jan de 2012

Mercados

Em toda cidade nova que conheço sempre fico procurando um Mercado. Adoro ver as barracas cheias de frutas, as pimentas penduradas, os biscoitos, os doces, os artesanatos, enfim, os produtos oferecidos em cada lugar. Recentemente, tive a oportunidade de conhecer os dois mercados fantásticos: o de Madri e o de Barcelona. 

Em Madri está o Mercado de San Miguel, daqueles que você entra e não quer mais sair. Não é um mercado típico com barracas de frutas e verduras e sim com todos os tipos possíveis de tapas, que em espanhol dizem respeitos aos nossos aperitivos. Como eu gosto pouco de aperitivos, experimentei tudo que pude: pinchos, azeitonas recheadas, queijos, bolinhos, montaditos (mini bisnaguinhas com recheios diversos), embutidos, etc. O lugar perfeito para bater um papo tomando uma cerveja e beliscar.

Nas fotos abaixo uma vista da entrada do mercado todo cercado por vidro, as barracas de tapas e os pinchos, que são basicamente uma torrada com um recheio por cima.



Fotos por Herlandes Tinoco

O Mercado de Barcelona, La Boqueria, inaugurado em 1840, já remonta mais ao mercado tradicional, com barracas de frutas, verduras, chocolates, carnes, embutidos, queijos, cogumelos e muitos peixes e frutos do mar. Além das tendas com produtos, o mercado oferece cursos de gastronomia e menu degustação. Fantástico também!






                        Fotos por Herlandes Tinoco





4 de jan de 2012

Risoto de Abóbora e Gorgonzola

Para começar bem o ano de 2012 escolhi essa receita de risoto de abóbora com  gorgonzola!! O risoto fica encorpado, saboroso e é um dos meus preferidos!

Aprendi essa receita em uma viagem a trabalho, escutei, tentei fazer e espero que tenha saído igual! Eu adorei!

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
1,5 litro de caldo de legumes (1 cubo dissolvido em 1,5 lt de água)
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
500 grs de abóbora moranga
150 grs de gorgonzola 
200 ml de vinho branco seco

Preparo:

Descasque e pique a abóbora em cubos e cozinhe-a até ficar macia. Eu utilizo o microondas conforme mostrado aqui. Amasse metade da abóbora com um garfo para formar um purê e pique a outra metade em cubos pequenos. Reserve.

Aqueça 1,5 litro de água e coloque um cubo de caldo de legumes para dissolver. Mantenha o caldo fervente enquanto prepara o risoto.

Derreta 1 colher de manteiga em uma panela larga e refogue a cebola. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos, mexendo sempre. 

Acrescente o vinho, deixe evaporar e continue mexendo o arroz. Coloque o caldo de legumes aos poucos, uma concha por vez, sempre que o liquido secar. Não deixe de mexer o arroz durante o processo. Quando todo o liquido secar, acrescente o purê de abóbora, a abóbora em pedaços e metade do gorgonzola picado. Acrescente 1 colher de manteiga e misture. Rale o restante do gorgonzola e sirva sobre o risoto.

Foto por Cynthia Brant