26 de fev de 2012

Lasanha de carne com cottage

Recentemente ganhei um Kindle (leitor de livros digitais) e me perdi em tanto livro de receitas disponível na Amazon. Se antes o espaço físico era um limitador para a compra de livros de receitas, agora não mais :)

Um dos primeiros livros que adquiri foi Perfect Lasagna: Top 20 Mouth Watering Lasagna Recipes. Nada como receitas simples para variar a tradicional lasanha de domingo!

Como alguns ingredientes não estão disponíveis por aqui, a receita foi um pouco adaptada. Também adicionei creme de leite entre as camadas, pois acho que deixa a massa mais firme e o recheio não fica escorregando demais (Flávia, essa dica é sua mesmo!).


Ingredientes:

500 grs de carne moída
1 cebola pequena picada
4 dentes de alho picados
2 latas de molho de tomate pronto
4 tomates sem sementes picados
400 ml de água
orégano a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de açúcar 
400 grs de queijo cottage
500 grs de massa de lasanha pronta
50 grs de queijo parmesão ralado
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
300 grs de presunto fatiado

Preparo:

Tempere a carne moída com sal e pimenta. Doure o alho e a cebola em óleo ou azeite. Acrescente a carne moída e deixe refogar por 10 minutos. Acrescente o tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Junte o molho de tomate, a água, o orégano e o açúcar. Prove o sal e acrescente mais, se necessário.

Para montar a lasanha, coloque um pouco de molho de tomate no fundo de um refratário, disponha a massa, cubra com mais molho e coloque uma camada de presunto. Coloque mais um pouco de molho e novamente a massa. Pincele creme de leite sobre a massa e espalhe o cottage. Coloque nova camada de massa, espalhe molho, presunto, molho e massa. Repita a camada de massa, creme de leite e cottage. Continue colocando as camadas dessa forma. Finalize com massa, creme de leite e parmesão por cima. Asse em forno baixo (180 graus) até que o molho esteja borbulhando (cerca de 40 minutos).

Foto por Herlandes Tinoco

23 de fev de 2012

Cheesecake Mesclado de Chocolate

Essa receita é uma das antigas. Já a faço há mais de dez anos, desde que o cheesecake começou a ser vendido em confeitarias aqui em BH.

Ao mesclar a mistura de cream cheese com a de chocolate meio amargo, é possível sentir o sabor dos cremes separados, por isso o chocolate não é totalmente misturado no recheio.

Muito simples o preparo e deliciosa!

Ingredientes:

Massa:
150 grs de biscoito maisena
75 grs de manteiga sem sal derretida

Recheio:
150 grs de chocolate meio amargo
500 grs de cream cheese
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos

Preparo:

Massa:


Pincele uma forma redonda removível (usei de 20 cm de diâmetro) com um pouco da manteiga. Gele a forma. Triture os biscoitos no processador ou liquidificador e junte a manteiga derretida. Amasse bem. Pressione a massa de biscoitos no fundo e laterais de forma removível. Leve para gelar por 1 hora para firmar.

Recheio:
Bata o cream cheese por 3 minutos na batedeira. Acrescente o açúcar e a baunilha e torne a bater. Junte os ovos, um a um, e continue batendo por 5 minutos. Despeje metade do creme sobre a base de biscoitos. Reserve. Derreta o chocolate no microondas conforme explicado aqui. Deixe esfriar um pouco. Misture o chocolate derretido no restante do creme. Coloque o creme de chocolate sobre o recheio claro e com misture com um garfo, mesclando os cremes. Leve para assar em formo pré-aquecido (a 180 graus) por 1 hora.
 


Foto por Herlandes Tinoco
Receita da coleção Culinária Passo a Passo - Chocolate, da Folha de São Paulo.

21 de fev de 2012

Linguini com pepperoni e pimentão

Outra receita de massa bem simples e prática, mas para quem gosta de comida um pouco picante. E novamente linguini, pois é o meu corte favorito!

Ingredientes:

200 grs de linguini 
1/2 colher (chá) de páprica picante
100 grs de pepperoni fatiado e picado
100 grs de provolone fatiado e picado
1 colher (sopa) de azeite
Meio pimentão vermelho em tiras finas
1 colher (chá) de alho picado


Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente o pimentão e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente a páprica e misture. 


Foto por Herlandes Tinoco
Acrescente o pepperoni picado e refogue por mais 5 minutos. Transfira a massa para a panela e misture delicadamente para que os ingredientes sejam incorporados à massa por igual. Misture o provolone picado e sirva. 

Foto por Herlandes Tinoco


PS: Não usei sal nessa receita, pois achei que o pepperoni já forneceu sal o suficiente. 

20 de fev de 2012

Dica: frango desfiado

Resolvi colocar essa dica aqui, pois mesmo cozinhando há tempos, só ano passado descobri essa praticidade para desfiar frango: cozinhá-lo na panela de pressão. Quem me deu a dica foi uma cozinheira de mão cheia, tia do marido.

Você só tem que temperar, dourar um pouco com muito pouco óleo na própria panela de pressão, cobrir com água e deixar cozinhar por 15 minutos depois que a panela começar a chiar. Depois de frio, é só passar o garfo sobre a carne para que ela desfie. 

O resultado é uma carne mais molhada, em pedaços regulares e o melhor, sem aquele trabalho todo! Fica tão fácil de desfiar, que ela quase desmancha ao partir.

Para as fotos abaixo, usei 1 kg de peito de frango, que foi desfiado em menos de 3 minutos:



Fotos por Herlandes Tinoco

17 de fev de 2012

Pavê de Blueberries


Aproveitando que as blueberries estão cada vez mais comuns nas estantes dos supermercados resolvi testá-las em um pavê!

A receita é aquela básica bolo/creme/cobertura, mas gosto de acrescentar um licor ao bolo para que o pavê fique bem molhado. Também preferi assar as blueberries junto com o bolo, pois gosto delas bem macias.


A cobertura é um marshmallow caseiro ao invés do tradicional claras em neve + creme de leite. Fica mais firme e pode ser moldada com bico de confeitar. Dessa vez, a preguiça falou mais alto e só espalhei por cima do pavê mesmo.


Ingredientes:


Pão de ló:
3 ovos 
1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite fervente
200 grs de blueberries


Creme:
1 lata de leite condensado
1 1/2 lata de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
2 gemas


Cobertura:
2 claras batidas em neve
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar 


Outros:
2 colheres (sopa) de geléia de blueberry
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de licor de avelãs (ou amêndoas)


Preparo:


Pão de ló: Bata as claras em neve. Misture as gemas e os outros ingredientes. Passe as blueberries na farinha apenas para que não desçam no pirex e misture na massa. Unte um pirex e despeje a massa. Asse por 15 minutos (não deixe dourar). Deixe esfriar. Molhe a massa com a mistura de leite e licor de avelãs e espalhe a geléia.

Creme: Despeje o leite condensado em uma panela. Coloque 1 lata de leite (mesma medida da de leite condensado) e as 2 gemas. Dissolva o amido de milho em 1/2 lata de leite e junte aos outros ingredientes. Cozinhe em fogo baixo até começar a ferver. Mexa sempre para não empelotar. Deixe esfriar e despeje sobre o pão de ló.

Cobertura: Leve a água e o açúcar para ferver até o ponto de bala (cerca de 15 minutos em fogo alto; quando jogar o líquido em um copo de água fria, ele irá endurecer no fundo do copo). 





Bata as claras em neve e misture a calda aos poucos. 




Continue a bater até o ponto de marshmallow. 





Disponha em cima do creme e leve para gelar por 4 horas.

Fotos por Herlandes Tinoco

11 de fev de 2012

Linguini com Camarão e Agrião

Adoro massa de qualquer jeito, mas as preferidas são aquelas sem muito molho e com poucos ingredientes que combinam entre si.


Essa semana comi um talharim em um restaurante e como achei maravilhoso, tentei repetir em casa!


Bem prática e ótima para um acompanhamento no almoço ou mesmo como prato principal.

Ingredientes:

300 grs de linguini (ou outra massa de sua preferência)
1 colher (chá) de alho picado
500 grs de camarões limpos
10 folhas de agrião picadas
1/2 colher (chá) de açafrão em pó
3 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
parmesão ralado a gosto

Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente os camarões e refogue. Acrescente o sal e o açafrão. Quando os camarões estiverem cozidos, misture a massa. Pique as folhas de agrião e misture. Sirva com parmesão.


Foto por Herlandes Tinoco




9 de fev de 2012

Batata com creme de gorgonzola


Tem um restaurante aqui em BH que serve uma famosa batata com creme de gorgonzola. Tentei reproduzir a receita e achei que ficou bem parecida tanto no sabor como na consistência. 


Já vi várias receitas de creme de gorgonzola com requeijão, temperos, creme de leite, mas depois que descobri esse creme de ricota, que substitui perfeitamente o catupiry e é bem menos calórico, sempre o utilizo no lugar dos queijos cremosos.


Chamar de receita é até exagero, de tão simples!


Ingredientes:


150 grs de queijo gorgonzola 
500 grs de creme de ricota (só conheço o da marca Tirolez)


Preparo:


Esmigalhe o queijo com um garfo e misture o creme de ricota. Bata bem para que o queijo derreta e incorpore ao creme. Reserve.


Lave as batatas, enxugue-as e envolva-as no papel alumínio (com o lado brilhante para dentro). Leve-as à churrasqueira. Assim que estiverem assadas, corte-as ao meio e recheie com o creme de gorgonzola.


Foto por Cynthia Brant

5 de fev de 2012

Pão de alho com tomate seco

Este final de semana foi de churrasco aqui em casa! Acho que um churrasquinho tem seu lugar, mas como não sou vidrada em carne vermelha, acabo preferindo preparar os acompanhamentos e deixar o churrasco para quem entende (no caso, meus sogros, que sabem como ninguém como se prepara um churrasco!).

Para os acompanhamentos escolhi pão de alho com tomate seco e batatas com creme de gorgonzola. A receita do primeiro segue abaixo e a da batata fica para um próximo post.

A pasta de alho com tomate seco pode ser preparada anteriormente e mantida na geladeira até o consumo. A quantidade indicada rende 10 pães.


Ingredientes:

200 grs de manteiga sem sal amolecida
200 grs de maionese
3 dentes de alho espremidos
100 grs de tomate seco
sal a gosto
orégano seco a gosto
salsa seca a gosto

Preparo:

Processe o tomate seco ou bata-o no liquidificador. Coloque-o em uma tigela e misture os demais ingredientes. Corte os pães no sentido do comprimento, passe uma camada do creme em cada lado interno do pão e leve para assar.


Foto por Cynthia Brant

A pasta pode também ser utilizada para fazer torradas. Espalhe-a sobre as fatias de pão e leve-as para assar até dourarem.

1 de fev de 2012

Bolo de Banana e Chocolate

Com o congelador cheio de bananas, busquei uma receita para utilizá-las. Essa é daquelas que você só precisa misturar tudo (na mão mesmo) e colocar para assar. A cobertura de chocolate também é muito prática e fica pronta em 5 minutos.

Utilizei forminhas de mini bolo inglês, mas pode ser feita em qualquer forma de tamanho médio.

Sobre as bananas, aproveite para congelar (com a casca) aquelas que estão ficando muito maduras. Podem ser utilizadas depois em panquecas, sorvetes ou bolos.


Ingredientes:


1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 bananas amassadas
2 colheres (sopa) de mel
60 ml de leite
40 ml de óleo vegetal
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos
3 colheres (sopa) de chocolate em pó


Cobertura:


1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 
1 colher (sopa) de cacau ou chocolate em pó
2 colheres (sopa) de leite
2 colheres (chá) de manteiga sem sal


Preparo:


Junte todos os ingredientes do bolo em uma vasilha e bata com uma colher de pau. Coloque o fermento por último. Unte forminhas de bolo e distribua a massa. Leve para assar por 25 minutos ou até que enfiando um palito no centro, ele saia limpo. No caso de uma forma de bolo única, deixe assar por mais tempo.

Para a cobertura, misture todos os ingredientes e leve para dissolver em banho maria. Enquanto esquenta, bata com uma colher até que fique cremoso e brilhante. Espere esfriar e cubra os bolinhos. 

Foto por Herlandes Tinoco


Receita adaptada de Baking, da Martha Day.