30 de jul de 2012

Brownies de chocolate e cream cheese

Tem dia que nada melhor que um brownie quente saindo do forno!

Nessa receita, a combinação do chocolate com o cream cheese deixam esse bolo cremoso e bem menos doce do que o usual.

Ingredientes:

Massa de chocolate:
170 g de chocolate meio amargo
50 g de manteiga sem sal
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Massa de cream cheese:
200 g de cream cheese
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
50 g de manteiga sem sal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de glucose de milho

Preparo:

Massa de chocolate: Pique o chocolate e a manteiga. Derreta-os juntos em banho maria e reserve. Bata os ovos e o açúcar até obter um creme claro e dobre de volume. Misture a farinha e o fermento e posteriormente o chocolate derretido com a manteiga. Bata até formar um creme liso, porém firme. Unte uma forma de bolo quadrada (20 x 20 cm) ou redonda (20 cm diâmetro), forre o fundo com um pedaço de papel manteiga e despeje a massa. Alise para que a massa preencha todo o fundo.

Massa de cream cheese: Bata os ovos com o açúcar na batedeira até dobrar de volume. Misture o cream cheese, a glucose, a farinha e o fermento e bata até formar um creme liso. Despeje sobre a massa de chocolate e misture com um garfo para mesclar. Leve ao forno pré-aquecido (a 180 graus) para assar por 25 minutos.


                                           Foto por Herlandes Tinoco

25 de jul de 2012

Panquecas de Banana

Essa panqueca é a escolha para as ocasiões em que quero variar um pouco o café da manhã. Super simples de ser feita, é só misturar tudo e colocar as colheradas na frigideira. Gosto delas com frutas picadas e mel ou geléia aquecida (para ficar como uma calda).

Mesmo usando frigideira anti-aderente, coloco um pouquinho de óleo (+- 1 colher café) toda vez que faço uma nova panqueca, para evitar que ela grude ou queime. Para ficar redonda como na foto, usei um cortador de plástico, mas geralmente comemos ela disforme mesmo, da forma que sai da frigideira.

Uma das vantagens dessa receita é que podem ser usadas bananas congeladas no preparo. Se você não quer perder as bananas que estão maduras, congele-as com as cascas e retire-as um pouco antes do preparo da receita para que descongelem.

Se não me engano, a receita da panqueca veio do blog Panelaterapia, mas vou repeti-la abaixo com os adicionais (calda e frutas).

Ingredientes (para 6 panquecas):

Panquecas:
2 bananas pratas amassadas
9 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
1/3 xícara (chá) de leite

Outros:
óleo vegetal para a frigideira
frutas a gosto
2 colheres (sopa) de geléia de morango ou mel

Preparo:

Em uma tigela, amasse as bananas, junte o ovo batido, a farinha, o açúcar, fermento, leite  e baunilha. Misture até ficar homogêneo. Unte uma frigideira com óleo (1 colher de café cada vez que colocar a mistura) e despeje duas colheres da massa. Com as costas da colher, vá espalhando a massa para que fique da espessura que desejar. Quando estiver durinha por baixo, vire-a com a ajuda de uma espátula. Deixe o outro lado dourar (se achar que está grudando, coloque mais um pouquinho de óleo) e retire. Coloque mais óleo a cada vez que fritar a massa. 

Para a calda, apenas aqueça a geléia para que fique líquida.

Sirva com frutas picadas.


Foto por Herlandes Tinoco

19 de jul de 2012

Fettuccine com creme de ricota e alho poró

Essa é uma receita de massa cremosa deliciosa. No lugar do molho branco ou creme de leite, usei creme de ricota, que considero um dos melhores lançamentos dos últimos tempos. Fica bom com tudo e ainda é pouco calórico.

No molho entra somente alho poró, que fica maravilhoso em massas. O brócolis é um opcional, preferi acrescentar para dar um colorido e ficar mais nutritivo.


Ingredientes:

300 g de fettuccine verde (ou outra massa de sua preferência)
1 alho poró cortado em rodelas (somente a parte branca)
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
250 g de creme de ricota
sal e pimenta do reino a gosto
4 ramos de brócolis cozidos

Preparo:

Cozinhe o brócolis no vapor e reserve. Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Enquanto a massa estiver cozinhando, prepare o molho.

Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela e doure o alho poró até que murche. Acrescente o dente de alho picado e refogue mais 1 minuto. Junte o creme de ricota e tempere com sal e pimenta do reino. Como o molho estará bem grosso, acrescente 1 a 2 conchas da água de cozimento da massa ao molho de ricota e mexa para que fique um creme mais líquido. Se quiser mais grosso, acrescente 1 concha; mais líquido, duas. Escorra a massa e incorpore o molho. Sirva com os brócolis picado por cima.


Foto por Herlandes Tinoco

17 de jul de 2012

Caldo de couve-flor e calabresa

A primeira vez que vi a receita desse caldo não dei muito crédito a ela. Já havia feito creme de couve-flor, mas  daqueles usuais em que você bate tudo no liquidificador e tem como resultado um creme saboroso e homogêneo. Nesse, a couve-flor é colocada em pedaços em meio a um creme de batatas e cebolas. A calabresa cortada fininha ainda dá um sabor todo especial.


Só fazendo para comprovar como é bom!!

Ingredientes:

3 batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 cebola média descascada e picada 
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de manteiga
2 linguiças calabresas fininhas picadas em rodelas
1 xícara (chá) de couve-flor picadinha
500 ml de caldo de legumes ou galinha (ou 1 cubo dissolvido nesta quantidade de água)
1 colher (sopa) de óleo vegetal
sal e noz moscada a gosto
1 gema

Preparo:

Esquente o óleo em uma panela e frite a linguiça (se quiser, retire a ¨capa¨ da linguiça antes de cortar e fritar). Retire, escorra em papel toalha e reserve. 


Em outra panela, derreta a manteiga e doure a cebola e o alho. Acrescente as batatas, a cebola e o caldo de legumes e deixe em fogo alto até que as batatas estejam cozidas. Desligue e leve todo o conteúdo ao liquidificador para bater e formar um creme liso.


Volte para a panela para reaquecer. Acrescente a couve-flor e a linguiça e misture. Acerte o sal e coloque uma pitada de noz moscada. Misture a gema com um pouco de água e acrescente. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos antes de servir.


Foto por Herlandes Tinoco

15 de jul de 2012

Muffins de Tangerina e Cenoura

Estava procurando o que fazer com algumas tangerinas que estavam na fruteira e lembrei de um bolo da Nigella que leva polpa de tangerina. Como só haviam duas, optei por muffins. 

A receita é uma adaptação de uma de muffins de cenoura e a combinação foi perfeita. O muffin não fica com muito gosto da tangerina, que é bem suave, mas em compensação fica com uma textura maravilhosa, sem ser muito leve nem muito pesado.

Se você tem duas tangerinas sobrando e duas cenouras, essa receita é a ideal e só leva 15 minutinhos para misturar a massa. 

Ingredientes:


3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos 
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de polpa de tangerina
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
2 cenouras médias raladas

açúcar de confeiteiro para decorar


Preparo:


Comece preparando a polpa de tangerina. Retire a casca e as sementes e bata os gomos no liquidificador até formar uma polpa grossa. Reserve.

Em uma tigela misture os ovos, o açúcar, a polpa da tangerina, o óleo e as cenouras raladas. Em outra, misture os secos: farinha,  fermento e sal.

Acrescente a mistura de cenouras na vasilha dos secos e misture com um garfo até que esteja homogênea. Não bata a massa como em um bolo tradicional; muffins devem ser pouco batidos e somente misturados.

Forre as formas de muffins com forminhas de papel e coloque a massa até preencher 3/4 da forminha. Uma dica é usar uma colher de sorvete para isso. É bem prático e não deixa bagunça na cozinha.

Leve ao forno pré-aquecido (a 180 graus) por 25-30 minutos até que espetando um palito no centro do muffin, ele saia limpo. Depois de frio, peneire açúcar de confeiteiro por cima.

Rendimento: 12 muffins 


Fotos por Herlandes Tinoco

11 de jul de 2012

Mousse de framboesa e chocolate branco

Tem tempos que estava querendo fazer uma receita com framboesas. Resolvi adaptar a receita da Mousse de limão siciliano com chocolate branco e deu super certo. Como as framboesas são azedinhas, mas bem menos que o limão, diminui a quantidade de chocolate e leite condensado.

Sobremesa rápida e deliciosa!

Ingredientes:

300 g de framboesas congeladas
100 g de chocolate branco
1/3 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
framboesas para decorar


Preparo:


Reserve algumas framboesas para decorar. Bata o restante no liquidificador ou no mixer até formar uma pasta mole. Pique o chocolate e leve ao microondas para derreter (coloquei 20 segundos, misturei e voltei por mais 20 segundos). Misture a pasta de framboesa, o chocolate derretido, o creme de leite e o leite condensado com a ajuda de uma batedeira. Distribua em potinhos e leve para gelar por 4 horas. Enfeite com uma framboesa e sirva.



Foto por Herlandes Tinoco

6 de jul de 2012

Medalhão de baby beef ao molho de vinho tinto

O que faz sucesso aqui em casa é um belo pedaço de carne alta ao ponto. Por isso, sempre que é possível faço um tornedor e experimento alguma receita de molho.

Dessa vez, escolhi um molho de vinho tinto aromatizado com ervas, alho e cebola. Muito simples de ser feito e bem saboroso. 


Para acompanhamento, fiz um purê de mandioca com gorgonzola. Não coloquei a receita, pois não tem segredo. É só fazer o purê de mandioca tradicional e acrescentar o queijo gorgonzola ralado na quantidade que desejar.


Ingredientes (para quatro pessoas):


Para a carne:
1,2 kg de baby beef cortado em pedaços grossos (2 dedos de altura)
sal e pimenta do reino a gosto
8 fatias de bacon
óleo vegetal e manteiga pra fritar 

Para o molho:
1 dente de alho com a casca
1/2 cebola roxa picada (sem a casca)
300 ml de vinho tinto seco
1 bouquet garni*
pimenta do reino a gosto (usei 1/8 colher (chá))
sal a gosto (usei 1/4 colher (chá))
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
* acho mais prático usar os saquinhos de ervas que tenho na despensa, mas você pode substituir por 1 ramo de tomilho e 1 ramo de alecrim - frescos ou secos.


Preparo:


Tempere a carne com sal e pimenta. Enrole as fatias de bacon e prenda com palitos. Aqueça o óleo e a manteiga em uma frigideira  (gosto de misturar manteiga e óleo para fritar para que a gordura não fique espirrando muito - usei 1 colher (sopa) de óleo e 1 de manteiga). Frite a carne até o ponto que desejar. Para um tornedor ao ponto, cerca de 5 minutos são suficientes. Escorra e reserve.


Para o molho, aqueça 1 colher de manteiga em uma panela e doure a cebola. Acrescente o vinho tinto, o alho e as ervas. Deixe ferver e reduzir (10 minutos são suficientes). Coe a mistura e reserve. Na mesma panela, coloque 1 colher de manteiga e a farinha de trigo. Misture bem para que forme uma pasta mole. Acrescente o caldo de vinho coado e misture rapidamente com um fouet para que o molho não empelote.


Retire os palitos da carne e sirva o molho por cima.


Foto por Herlandes Tinoco

4 de jul de 2012

Crème Brûlée de Laranja

O crème brûlée é uma sobremesa super fácil de ser feita. Estava procurando uma receita diferente, que fosse aromatizada com alguma coisa que não fosse uma fava de baunilha e encontrei essa com cardamomo.

A receita que tinha é bem parecida com a do site, mas de lá só foi aproveitada a excelente idéia de acrescentar o cardamomo ao creme.


Quem tiver um maçarico em casa, faça a cobertura queimada. O charme da sobremesa é o quebrar da casquinha de açúcar. Quem não tiver, faça-a sem, pois é maravilhosa do mesmo jeito!

Ingredientes:
 
4 gemas
500 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de açúcar
sementes de cardamomo (retirei as sementes de 3 unidades)
casca ralada de 1 laranja
30 ml de suco de laranja (suco de 1 laranja)
Açúcar cristal para caramelizar

Preparo:

Peneire as gemas, misture o açúcar e bata bem com um fouet ou batedeira até dobrar de volume. Reserve. Em uma panela, aqueça o creme de leite com as raspas de laranja e as sementes de cardamomo. Desligue antes de ferver, tampe e deixe 10 minutos. Coe o creme de leite e despeje-o lentamente na tigela com os ovos, batendo com um fouet para misturar bem. Despeje em potinhos que possam ser levados ao forno. 

Leve os potinhos para assar, em banho-maria, por 20 minutos ou até que a superfície esteja corada e dura ao toque (teste com um garfo). Retire, deixe esfriar e leve para gelar por, pelo menos, 8 horas. Esse tempo é importante para que fique na consistência ideal.

Espalhe açúcar cristal na superfície e caramelize com um maçarico para formar aquela camada durinha típica do crème brûlée.



Fotos por Cynthia Brant