26 de ago de 2012

Manjar de Chocolate

Receita bem tradicional de manjar de chocolate para aqueles dias em que você quer uma sobremesa mais prática e sem erro.

Essa receita me lembrou muito a época do Brigadeirão, tem um gosto similar, porém sem o leite de côco que era utilizado em uma das receitas que fazia. 


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó

Cobertura:
1 colher (sopa) de cacau em pó
200 ml de leite
1/2 colher (sopa) de amido de milho

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma forma de pudim com manteiga e despeje a mistura. Leve para assar, em banho maria, por 60 minutos (eu gosto de colocar por cima da forma a tampa de uma panela). Desligue, deixe esfriar e leve para gelar por 1 hora. Com a ajuda de uma faca, solte o manjar da forma e vire em um prato. Reserve.

Prepare a cobertura, batendo todos os ingredientes no liquidificador e levando para o fogo até ferver e engrossar. Desligue, espere esfriar e jogue sobre o manjar.

Foto por Cynthia

22 de ago de 2012

Rigatoni a moda da Córsega e o Tempero da Vida

Como todos que gostam de cozinhar, vivo procurando filmes e livros que tratam do tema. Mesmo antigo, só há um tempo atrás assisti ao filme grego O Tempero da Vida, que como o próprio nome já diz faz uma analogia entre os temperos culinários e os temperos da vida: assim como um tempero escondido na comida a torna mais saborosa, os temperos da nossa vida também não estão aparentes todo o tempo, mas fazem toda a diferença.  

O filme também aborda as diferenças culturais entre gregos e turcos e as semelhanças entre a cozinha dos dois países. A idéia de dividir o filme em três partes: antepasto, prato principal e sobremesa foi fantástica.

A canela é um dos principais temperos abordados no filme. Em uma das cenas, o dono de uma loja de temperos sugere para uma cliente: "Coloque canela. A canela faz as pessoas olharem nos olhos das outras. Se quer dizer sim, adicione canela". Perfeito, né?

Folheando uma coleção da Folha de São Paulo, achei essa receita de Rigatoni a moda da Córsega. Para minha surpresa, tinha canela no molho da carne. Pouca canela, bem suave, mas que deixou um aroma divino no molho.


Ingredientes:

300 g de rigatoni

500 g de filé mignon
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola grande
200 g de cogumelos (usei champignon mesmo, mas você pode usar Paris)
1 bouquet garni (uso um comprado pronto, mas você pode usar ervas a gosto amarradas)
3 ramos de tomilho
2 dentes de alho picados
3 cebolinhas picadas
300 ml de vinho branco seco
200 ml de água
1 colher (chá) de canela
3 colheres (sopa) de óleo 
parmesão ralado para servir

Preparo:

Corte a carne em cubos. Tempere com sal e pimenta e reserve. Misture a farinha com uma pitada de sal e pimenta. Empane os cubos de carne na farinha. Aqueça 2 colheres de óleo em uma frigideira e frite os cubos, aos poucos. Deixe-os selar de todos os lados e retire-os com uma escumadeira. Reserve.

Corte a cebola ao meio e em fatias finas. Na mesma frigideira que selou a carne, acrescente o restante do óleo e frite a cebola até murchar. Acrescente o alho picado e a carne. Deixe refogar por 3 minutos e acrescente o vinho. Deixe o vinho evaporar por 5 minutos. Acrescente a água, a canela, os cogumelos, a cebolinha, o tomilho, o bouquet garni, uma pitada de sal e tampe. Deixe cozinhar por 30 minutos, em fogo baixo. Retire o bouquet garni.

Prepare a massa conforme instruções da embalagem. Escorra e disponha o molho sobre ela. Se quiser, sirva com parmesão ralado.

Foto por Herlandes Tinoco

19 de ago de 2012

Cubos de azeite com ervas

Achei ótima a ideia desse site de congelar o azeite com ervas em forminhas de gelo. Além de ser super prático, ainda é possível aproveitar todo o maço de ervas. 

Na foto abaixo, usei orégano, manjericão e salsinha. Você só precisa encher 2/3 da forminha de gelo com a erva, completar com azeite e levar ao congelador. Outra opção é fazer um mix de ervas, tipo um bouquet garni. Pode ser utilizada manteiga derretida também.

Se não quiser deixar nas forminhas, desenforme e congele em sacos plásticos.





Fotos por Herlandes Tinoco

18 de ago de 2012

Bolo de Iogurte, Baunilha e Canela

Escolhi essa receita para inaugurar uma forma de silicone em forma de rosa que havia comprado, mas não deu muito certo. A massa que fica nas reentrâncias da forma acaba assando mais que o restante do bolo e a aparência não ficou aquela maravilha. Em compensação, a receita é muito boa e difícil de parar no primeiro pedaço! O sabor da canela fica bem suave e nada enjoativo.

O preparo da massa é bem prático, pois é no liquidificador. Não fica aquele bolo fofinho, pois leva óleo no lugar da manteiga, mas fica macio na medida certa. 

Ingredientes:

3/4 xícara (chá) de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de essência de baunilha
canela e açúcar para polvilhar (opcional)

Preparo:


Bata todos os ingredientes no liquidificador com exceção de 1 xícara de farinha. Transfira a massa para uma tigela e acrescente a outra xícara de farinha. Misture para homogeneizar. Unte e enfarinhe uma forma. Despeje a massa e leve para assar por 40 minutos em forno baixo pré-aquecido(180 graus). Peneire açúcar e canela por cima depois de frio.

Foto por Herlandes Tinoco

A receita foi adaptada de uma retirada da edição 12 da revista Casa e Comida.

14 de ago de 2012

Conchiglione com recheio de ricota, presunto e geléia

Há quem diga que o conchiglione é uma imitação barata do tradicional canelone, mas acho que ele tem seu charme próprio. Conchas de massa recheadas cobertas com um molho cremoso são irresistíveis e compõe um prato pra lá de apresentável.

Escolhi um recheio leve, com ricota e presunto. Para dar liga, optei pelo cream cheese. Para um sabor diferenciado, acrescentei um pouco de geléia de framboesa, que tinha em casa. Você pode acrescentar geléia de morango, jabuticaba, amora, a que preferir.

Por cima, optei por um molho branco tradicional.

Ingredientes:

200 g de conchiglione 
200 g de ricota
150 g de cream cheese
100 g de presunto 
sal e pimenta do reino a gosto
3 ramos de orégano fresco (ou a erva que preferir)
2 colheres (sopa) cheias de geléia de framboesa

Molho branco:
1 caixinha de creme de leite
500 ml de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
pitada de noz moscada
1 colher (café) de sal

Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem (cozinhei por 8 minutos e interrompi o cozimento com água fria sobre a massa escorrida). Reserve.

Para o recheio, bata a ricota e o presunto no processador. Misture o cream cheese, a geléia e tempere. Recheie as conchinhas de massa.

Para o molho, aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente a farinha de trigo e mexa rapidamente. Acrescente o leite e continue mexendo bem para não empelotar (se tiver, use um fouet). Tempere com noz moscada e sal. Desligue e acrescente o creme de leite. Misture bem para incorporar.

Leve os conchigliones para esquentar no forno. Cubra o fundo de uma travessa com o molho e coloque as conchas (o molho deverá quase cobrir a massa, para que não resseque no forno). Espalhe queijo ralado por cima e asse por 15 minutos. 



Fotos por Herlandes Tinoco

12 de ago de 2012

Receita de Família: Sobrecoxa de frango com bacon na cerveja

Essa sobrecoxa de frango com bacon na cerveja foi uma das primeiras receitas que experimentei na casa dos meus sogros.

Impressionante como a cerveja dá um sabor todo especial aos pratos. Tenho tentado achar algumas receitas diferentes com esse ingrediente e selecionei algumas que ainda aparecerão por aqui.

Dessa vez, usei as batatas inteiras que já tinha em casa,  mas o ideal é cortá-las em palitos para que cozinhem no molho enquanto o frango assa. Ao final, o molho engrossa e as batatas adquirem aquela coloração meio caramelo e absorvem todo o tempero do molho.


Ingredientes:

1 kg de sobrecoxas de frango
suco de 1 limão
sal e pimenta a gosto
3 ramos de tomilho fresco (ou outra erva de sua preferência)
1 cebola picada
1 colher (chá) de colorau
300 ml de cerveja pilsen
7 fatias de bacon

Preparo:


Tempere o frango com o tomilho, limão, pimenta e sal e reserve por 1 hora. Aqueça o óleo em uma panela, doure a cebola e acrescente o frango. Deixe dourar por 5 minutos. Acrescente o colorau e misture. Desligue a panela e deixe o frango esfriar. enquanto isso, acenda o forno.

Enrole as fatias de bacon nas sobrecoxas e prenda-as com um palito. Descasque as batatas, pique-as em palitos e reserve. Disponha o frango em um refratário e coloque a batata picada entre os pedaços. Se for usar as batatas pequenas inteiras, coloque-as antes, descascadas, em um saco plástico amarrado e furado e leve-as ao microondas por 3 minutos.

Na panela em que foi refogado o frango, despeje a cerveja e leve ao fogo apenas para aquecer (2 minutos). Transfira o caldo para o refratário e leve o frango ao forno por 2 horas ou até as batatas e o frango estiverem cozidos.




Fotos por Herlandes Tinoco

9 de ago de 2012

Espaguete ao pesto de rúcula

Para quem gosta de rúcula essa receita é maravilhosa! Desde que substituí as nozes pela castanha do pará nas receitas de molho pesto, o sabor ficou bem mais suave.

O difícil nessa receita é você conseguir bater tudo no liquidificador, pois é pouco líquido para muita folha! Chacoalhe bem o liquidificador, que vai...

Ingredientes:

500 g de espaguete integral (ou outra massa de sua preferência)
1 maço de rúcula
1 xícara (chá) de castanha do pará
1/2 xícara (chá) + 1/4 xícara (chá) de azeite
50 g de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
1 pedra de gelo
10 bolinhas de muçarela de búfala
10 tomates secos picados

Preparo:

Coloque todos os ingredientes para bater no liquidificador. Comece com 1/2 xícara de azeite, depois a rúcula, a castanha e o parmesão. Coloque a pedra e gelo e por cima 1/4 xícara (chá) de azeite. Bata até que forme uma pasta. Reserve.

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Escorra e reserve. Aqueça o molho pesto em uma panela e coloque a massa, misturando bem para que todo o molho seja incorporado. Sirva em um prato e coloque sobre a massa as bolinhas de muçarela de búfala e o tomate seco picado.

Foto por Herlandes Tinoco

3 de ago de 2012

Bolo de Maçã com Canela e Aveia

Bolo de maçã é, sem dúvida, o meu preferido. Tanto que já é a terceira receita de bolo que passa por aqui. Essa é a mais fácil de ser preparada, pois a maior parte do preparo é no liquidificador.

Usei maçãs verdes, pois acho que são as que ficam melhores assadas. A receita é uma adaptação da que vi no site do Bem Simples, onde você usa as cascas das maçãs na própria massa. Achei ótima a ideia e resolvi aproveitar. Nada como poder utilizar toda a fruta na receita.

Esse bolo rende bem (usei um tabuleiro de 28x22cm e 6 cm de altura) e é delicioso. Não tem nada melhor que pedaços de maçãs assados no meio de uma massa muito fofa. Não é muito doce, pois a proporção de açúcar mascavo é a mesma que de açúcar refinado e tem um bom toque de canela. Quem não gosta, é só retirar a especiaria da receita.


Ingredientes:

3 maçãs verdes
suco de 1\2 limão
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó (opcional)
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
4 ovos

Preparo:

Descasque as maçãs. Coloque-as em um pote de água (500 ml) misturado com suco de meio limão para que não escureçam. Reserve.

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar refinado e mascavo, a canela e as cascas das maçãs. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados. Misture delicadamente até que toda a farinha seja incorporada à massa. Corte as maçãs em cubos (despreze os cabinhos e as sementes). Seque os cubos com papel toalha antes de colocá-los na massa. Misture novamente para que os cubos estejam envolvidos pela massa.

Unte e enfarinhe uma forma para bolo e despeje a massa. Espalhe a aveia sobre a massa e leve para assar em forno pré-aquecido (a 180 graus) por 30-35 minutos e até que espetando um palito no centro, ele saia limpo. 

Foto por Herlandes Tinoco