29 de out de 2012

Nhoque ao molho cremoso

Essa receita é mais uma sugestão de molho. Gosto de preparar os nhoques, até mesmo para poder acrescentar um ingrediente diferente, como espinafre, abóbora ou gorgonzola à massa, mas na falta de tempo, compro a massa pronta mesmo.

Esse prato foi feito com essa massa italiana, que tem um preço bem acessível e é deliciosa. O molho leva tomates, manjericão,  cenoura e creme de leite. Por levar cenoura, o molho fica mais grosso e é necessário colocar um pouco de água no preparo. 

A quantidade de molho parece ser muita inicialmente, mas é ideal para que o nhoque fique solto quando for levado ao forno. Escolha, por isso, uma travessa mais larga (usei uma oval de 30 x 23 cm).

Ingredientes:

500 g de nhoque
1 cenoura grande picada
1 lata de tomate pelati
1/2 cebola 
1 dente de alho grande 
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
noz moscada a gosto
1 bouquet garni ou um ramo de ervas de sua preferência
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
150 ml de água

Preparo:

Descasque e pique a cenoura em rodelas. Cozinhe e reserve. Pique a cebola e o alho. Aqueça a manteiga em uma panela larga e doure a cebola. Quando a cebola começar a dourar, acrescente o alho e deixe dourar também. Acrescente a cenoura e o tomate pelati picado com o caldo. Coloque o açúcar e as ervas. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescente a água e deixe ferver por 5 minutos. Prove o tempero e acerte o sal. Retire o bouquet garni (ou o raminho de ervas) e bata o molho no liquidificador. 

Cozinhe o nhoque conforme instruções da embalagem. Coloque metade do molho em uma travessa larga, acrescente os nhoques cozidos e cubra com a outra metade do molho. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao formo até o molho começar a ferver (20 minutos). Sirva.






27 de out de 2012

Pudim de laranja

Ainda não tinha experimentado pudim com cítricos. Essa sobremesa, bem comum em Portugal, não é tão consumida por aqui, mas não deixa nada a desejar ao pudim tradicional. 

Preferi usar potinhos individuais, mas pode ser feito também em forma de pudim.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
300 ml de suco de laranja
5 ovos

Para a calda: 
100 ml de água
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:

Faça a calda primeiro. Misture em uma panela o açúcar e a água até dissolver. Misture, em fogo baixo, até ferver. Quando ferver, pare de mexer e deixe no fogo até engrossar (10 minutos). Se quiser uma calda mais escura, deixe mais tempo. Despeje a calda nos potinhos ou na forma e gire-os até cobrir todo o fundo. Deixe esfriar e endurecer.

Bata o leite condensado, o suco de laranja e os ovos no liquidificador. Despeje sobre a calda fria. Leve para assar em banho maria por 50 minutos (forno a 160-180 graus). Depois de assados, deixe esfriar e leve a geladeira por, pelo menos, 4 horas.

Ao desenformar, esquente um pouco o fundo do pote ou forma acima da chama do fogão para que a calda derreta (30 segundos são suficientes). 

Foto por Herlandes Tinoco

15 de out de 2012

Frango Oriental



De vez em quando bate uma vontade de comer uma carne com bastante gengibre. Acho o aroma e o gosto maravilhosos. 

Esse frango a passarinho foi um acerto para um almoço rápido e diferente.

O ingrediente menos comum é o molho de peixe, que pode ser encontrado em alguns supermercados. Ele dá um sabor diferenciado ao prato, mas sem ele também fica ótimo.


Ingredientes:

1 kg de frango a passarinho
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de gengibre picado
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de molho de peixe
4 colheres (sopa) de shoyu
130 ml de suco de laranja
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de óleo vegetal
2 pimentas dedo de moça picadas sem semente
sal a gosto


Preparo:


Limpe o frango. Tempere com sal, gengibre picado, alho picado e açúcar. Aqueça o óleo de gergelim e o óleo vegetal em uma wok ou frigideira larga. Doure a cebola e os pedaços de frango temperados por 5 minutos. Depois de selados, acrescente o caldo do tempero na frigideira. Acrescente metade do suco de laranja e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente o molho de peixe, o shoyu e o amido de milho dissolvido no restante do suco de laranja. Junte a pimenta e deixe cozinhar mais 5 minutos. 

Foto por Herlandes Tinoco

12 de out de 2012

Risoto de Alcachofra, Cogumelos e Parma

Eu e uma amiga sempre vamos comer uma pizza que leva presunto Parma, alcachofra, cogumelos e salsinha. Resolvi testar um risoto com os mesmos ingredientes e o resultado foi um prato leve, que combina o suave sabor da alcachofra com o salgado do presunto cru.

Para esse prato usei caldo de legumes caseiro, mas pode ser substituído por 1 cubo de caldo de legumes dissolvido na quantidade de água indicada (1,2 litros).

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
150 ml de vinho branco seco
1,2 litros de caldo de legumes 
2 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de manteiga
1/2 cebola pequena em cubos
100 g de presunto Parma
2 fundos de alcachofra (já comprei prontos)
3 cogumelos Paris fatiados ou 150 g de champignons
1 colher (sopa) cheia de queijo parmesão ralado
salsinha a gosto (usei 1/3 do maço)

Preparo:


Para o caldo de legumes, dissolva um cubo ou um potinho de caldo em 1,2 litros de água. Deixe o líquido fervendo enquanto prepara a receita.


Cozinhe as alcachofras em água por 10 minutos. Retire e corte em lâminas. Corte o cogumelo em fatias. Coloque 1 colher (chá) de manteiga em uma panela e refogue os cogumelos e a alcachofra. Reserve.

Derreta 1 colher (sopa) de manteiga em uma panela (a mais larga que tiver) e refogue a cebola. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos. Sempre mexendo o arroz, coloque o vinho e deixe o líquido reduzir (aproximadamente 5 minutos). Acrescente uma concha do caldo fervente por vez até o arroz ficar al dente (prove e veja se está um pouquinho duro - como se precisasse cozinhar mais 5 minutos se fosse um arroz comum). Coloque os cogumelos e a alcachofra. Acrescente o queijo e 1 colher (sopa) de manteiga. Misture bem. Ao servir, coloque o presunto Parma picado e a salsinha picada por cima do risoto. 



Foto por Arthur Rezende