25 de nov de 2012

Penne com salame italiano, alcaparras e azeitonas

Massas em dia de semana para mim tem que ser leves, sem muito molho. Essa receita, também do Curtis Stone, veio em uma boa hora e foi perfeita para acompanhar uma taça de vinho em um final de dia.

O livro, maravilhoso, é esse aqui.

Ingredientes:

250 g de penne
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
100 g de azeitonas pretas fatiadas
2 colheres (sopa) de alcaparras
7 fatias finas de salame italiano
10 tomates cereja
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
sal e pimenta a gosto
queijo parmesão para servir

Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Reserve. 

Unte uma assadeira pequena com 1 colher de azeite. Coloque os tomates e tempere com sal e pimenta. Leve para assar por 10 minutos ou até que o tomate rache.

Para o molho, aqueça o azeite em uma panela, junte o salame e frite por 2 minutos. Retire e reserve. Pique o alho e doure-o na mesma panela. Acrescente as azeitonas, o tomate, as alcaparras e o salame. Acrescente o vinho e deixe-o evaporar. Volte com o salame, misture a massa, acerte o sal e sirva com o parmesão.

Foto por Herlandes Tinoco

18 de nov de 2012

Creme de chocolate branco com negresco

Outro dia comi essa sobremesa em um almoço no Graciliano e desde então estou tentando achar a receita. Pois bem, achei algumas, mudei e no final ficou como queria. Taí o resultado:

Ingredientes:

2 pacotes de biscoito negresco
1 lata de leite condensado
3 caixinhas de creme de leite
1 colher de manteiga
350 g de chocolate branco

Preparo:

Quebre os biscoitos e reserve. Em uma panela, acrescente a manteiga e o leite condensado e cozinhe até ferver. Retire e deixe esfriar. Acrescente o chocolate picado e mexa até derreter. Junte o creme de leite. 

Forre o fundo de uma travessa ou potinhos com o creme, espalhe uma parte do biscoito quebrado. Repita o procedimento com mais duas camadas. Leve para gelar por 2 horas antes de servir.

Foto por Herlandes Tinoco


16 de nov de 2012

Frango com Quiabo do Curtis Stone

Ele chama de frango com quiabo à moda brasileira, mas fora o quiabo, o preparo não é exatamente como feito por aqui. De qualquer forma, a receita é ótima, uma das melhores que já experimentei. Vale a pena acrescentar os pimentões e o vinho branco nessa receita tão tradicional. 

Ingredientes:

4 coxas de frango
4 sobrecoxas de frango
1 colher (chá) de colorau
1/2 cebola cortada em fatias
1/2 pimentão vermelho em fatias
1/2 pimentão amarelo em fatias
2 dentes de alho picados
200 ml de vinho branco seco
10 quiabos cortados em pedaços na diagonal
1 tomate picado
100 ml de água
sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite ou óleo para refogar o frango

Para temperar o frango:
1 colher (sopa) de lemmon pepper
1 colher (chá) de sal
suco de 2 limões
1/2 colher (chá) de sal grosso

Preparo:

Tempere o frango e deixe reservado por 1 hora. Usei os ingredientes listados, mas pode ser temperado como preferir. 

Aqueça o óleo em uma panela larga, coloque os pedaços de frango e deixe dourar por 5 minutos. Coloque o colorau, espalhado-o por cima do frango. Vire os pedaços e deixe dourar do outro lado por mais 5 minutos. Retire o frango e reserve.

Escorra um pouco do óleo deixando apenas o equivalente a 1 colher (sopa) na frigideira. Coloque a cebola, os pimentões, o tomate e o alho e deixe dourar por cerca de 5 minutos. Acerte o sal e a pimenta (acrescentei 1 colher de café de sal e uma pitada de pimenta). Coloque o vinho e retorne o frango para a panela. Deixe cozinhar tampado por 10 minutos. Coloque o quiabo picado e a água e deixe cozinhar até o frango ficar macio (mais 15 minutos). 

Foto por Herlandes Tinoco

13 de nov de 2012

Torta de pão de mel com sorvete

Natal é a época certa para receitas com especiarias. Esse pão de mel recheado com sorvete é garantia de uma sobremesa que agrada a muita gente. Dá um certo trabalho, pois é necessária a montagem, mas garanto que compensa! 

Para que o sorvete não fique escorrendo (como na foto aí embaixo) sugiro colocar o bolo também em cima da forma na montagem, para que ao virar o bolo fique embaixo. Corte o bolo em fatias finas ou dobre a receita abaixo para que ele possa cobrir toda a forma.

Ingredientes:

Pão de mel
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (café) de cravo em pó

Recheio
2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate
2 xícaras (chá) de sorvete de creme

Calda:

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) cheia de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Preparo:

Para o pão de mel, misture em uma tigela o leite, açúcar, canela, cravo e mel. Peneire o chocolate, a farinha e o fermento e encorpore até ficar uma massa lisa. Transfira para uma forma pequena (usei quadrada - 20 cm) untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido (180 graus) por 30 minutos. Retire e deixe esfriar.

Depois de frio, corte-o em fatias finas. Forre uma forma de bolo inglês pequena com papel filme (molhe com um pouco de água antes para que o papel filme grude na forma) e vá colocando as fatias de pão de mel no fundo e laterais (reserve um pouco para cobrir a torta). Nessa hora não se preocupe com o formato, pois depois de gelado ele fica uniforme. 

Recheie com uma camada de sorvete de chocolate, alisando com uma colher e  em seguida, uma camada de sorvete de creme. Cubra com o bolo e leve ao congelador por 4 horas. Ao servir, descongele com 15 minutos de antecedência. 

Para a calda, leve a manteiga, o chocolate e o açúcar ao fogo até derreter.

Foto por Herlandes Tinoco

11 de nov de 2012

Creme de gorgonzola no pão italiano

Aprendi essa receita ontem na casa de um casal de amigos e como tudo que é bom tem que ser compartilhado, aí está.

O creme de queijo bem quente acompanhado de pedaços de pão italiano crocante é simplesmente ideal para uma noite chuvosa. 

André, não consegui pensar em outro nome que não esse. Espero que esteja de acordo e traduza a maravilha que é essa receita.

Ingredientes (rende 2 pães):

2 pães italianos
150 g de queijo gorgonzola
100 g de requeijão cremoso
250 g de queijo catupiry
1 caixinha de creme de leite

Preparo:

Coloque o requeijão, o catupiry e o gorgonzola em pedaços em uma panela. Aqueça em fogo baixo até que o queijo derreta. Acrescente o creme de leite e misture. 

Corte a tampa do pão, retire o miolo e acrescente metade do creme. Tampe. Envolva o pão com papel alumínio, coloque-o em um tabuleiro e leve para esquentar por 15 minutos. Retire e sirva.




4 de nov de 2012

Mousse de Coco com Manga

Nesse calor, nada melhor que uma sobremesa gelada e com frutas. Essa mousse de coco com uma calda grossa de manga é super prática e fácil, além de ser deliciosa. 

Ingredientes:

Mousse:
1 vidro de leite de coco pequeno
1 lata de leite condensado
1 pacotinho de gelatina sem sabor (12 g)
1/4 xícara (chá) de água

Calda de manga:
1 manga Haden madura 
1/2 xícara (chá) de açúcar 

1 colher (sopa) de coco ralado para enfeitar

Preparo:

Dissolva a gelatina sem sabor: esquente 1/4 xícara (chá) de água e coloque a gelatina aos poucos, mexendo bem até que dissolva. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite de coco e a gelatina sem sabor. Transfira para potinhos e leve para gelar por 2 horas.

Descasque e pique a manga. Bata no liquidificador. Leve ao fogo a manga batida junto com o açúcar até ferver. Deixe esfriar e despeje sobre a mousse de coco. Enfeite com hortelã e coco ralado e leve para gelar por mais 1 hora antes de servir.

Foto por Herlandes Tinoco


2 de nov de 2012

Farfalle com alcachofra, parmesão e limão

Gosto bastante das receitas do Jamie Oliver. Acho-as bem práticas e os ingredientes podem ser adquiridos com facilidade. Fico assistindo aos vídeos dele, que traduzem bem o que penso sobre cozinhar: a forma prática com que prepara os pratos, a maior preocupação com o sabor do que com a aparência, o uso de muitas ervas e temperos, etc.

Lendo o Jamie Oliver: o chef sem mistérios, achei essa receita de massa com alcachofra, limão e parmesão em molho de creme de leite e chamei uma amiga para experimentar. O resultado foi um prato refrescante devido a hortelã, salgada na medida certa pelo parmesão e ainda com o sabor azedinho do limão siciliano no creme.


Ingredientes (para 2 pessoas):

250 g de farfalle
1/2 cebola picada
2 alcachofras fatiadas (comprei em conserva dessa vez)
suco de 1 limão (usei siciliano)
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
pimenta do reino e sal a gosto
50 g de queijo parmesão ralado
6 folhas de hortelã picadas

Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem e reserve.

Aqueça a manteiga em uma panela larga e doure a cebola. Acrescente as alcachofras picadas e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente os temperos e o suco de limão. Coloque o creme de leite fresco e o queijo e deixe derreter. Misture a massa ao creme e sirva com a hortelã picada.

Foto por Herlandes Tinoco